A Entidade Orçamental celebra hoje 176 anos, em nome próprio e das entidades que a antecederam nesta missão.
Uma trajetória que remonta à criação da Direção de Contabilidade do Tribunal do Tesouro Público (1849), depois Direção Geral da Contabilidade Pública (1863), seguidamente Direção Geral do Orçamento (1996), e, por fim e atualmente, desde abril de 2025 — na sequência do Decreto-Lei nº 53/2025, de 28 de março —, como Entidade Orçamental.
Esta longa travessia, da qual poderiam ser evocados diversos marcos, apresenta como fio condutor um profundo empenho ao serviço da integridade das finanças públicas e do interesse dos cidadãos e do País. Ao longo destes 176 anos, a instituição manteve-se fiel aos valores fundadores: rigor, transparência, responsabilidade e serviço público.
Sob as sucessivas alterações temporais, permanece inalterável o compromisso de apoio e de serviço a todas as entidades e a todos aqueles com os quais colaboramos, trabalhamos e interagimos.
Mais do que um nome, somos uma missão — convictos de que cada passo reforça a sustentabilidade das finanças públicas e do bem comum.
A cada ano, reforçamos esse compromisso: continuar a inovar, a superar desafios e a servir com excelência. Valores de sempre, renovados diariamente no contacto com as entidades parceiras, com os profissionais que fazem esta instituição, com a Administração Pública e com o próprio País.
Agradecemos profundamente a todas e a todos quantos, ao longo do tempo, ajudaram a construir e a consolidar esta instituição. A vossa confiança e colaboração são parte integrante da nossa história e do nosso sempre renovado compromisso.
Que esta efeméride seja um momento de reforço e renovação, para que a Entidade Orçamental continue a ser reconhecida como um serviço público de excelência — ontem, hoje e amanhã —, com a integridade e eficácia que se exigem.
Muito obrigado a todas e a todos por tornarem esta história possível!